Evento promovido pela ABRH-CE reúne especialistas para discutir saúde mental, fiscalização e desafios das organizações

Evento promovido pela ABRH-CE reúne especialistas para discutir saúde mental, fiscalização e desafios das organizações

A ABRH-CE em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-CE) e a Secretaria Estadual do Trabalho (SET), promoveu em Fortaleza (22/maio) um debate aberto ao público sobre os impactos das novas exigências relacionadas aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A Norma regulamentadora (NR-1) entrou em vigou no dia 26 de maio, o Fórum RH360º aconteceu as vésperas da implantação reunindo mais de 200 pessoas no Auditório do Ministério do Trabalho, reunindo profissionais de Recursos Humanos, gestores, lideranças e especialistas para discutir os desafios das organizações diante das mudanças na legislação.

A proposta do encontro foi promover um espaço de atualização e troca de experiências sobre temas como saúde mental, gestão de riscos psicossociais, fiscalização trabalhista e os desafios que já começam a impactar a rotina das empresas brasileiras.

A palestrante do evento foi a auditora fiscal do trabalho Ervanis Brito, mestre e doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Para Antenor Tenório, Vice-Presidente da ABRH-CE e Coordenador do Fórum, destacou que o tema vem ganhando cada vez mais relevância diante das transformações nas relações de trabalho e do crescimento das discussões sobre saúde mental nas organizações. A atualização da NR-01 reforça a importância de ambientes corporativos mais saudáveis e preparados para prevenir riscos psicossociais, e é importante que isso seja discutido.

ABRH-CE promove programação especial no mês do profissional de Recursos Humanos

ABRH-CE promove programação especial no mês do profissional de Recursos Humanos

Associação realiza série de eventos ao longo de maio e reúne milhares de profissionais em ações voltadas à saúde, liderança e gestão de pessoas

Celebrado no Brasil em 20 de maio, o Dia do Profissional de Recursos Humanos tem sido celebrado com uma programação especial promovida pela ABRH-CE ao longo de todo o mês. Em vez de uma ação isolada, a entidade estruturou uma série de eventos e encontros voltados à valorização dos profissionais de RH e às principais transformações do mundo do trabalho.

A programação teve início com a realização do 6º Fórum Saúde RH, promovido no início de maio e que reuniu cerca de 800 participantes no Teatro RioMar Fortaleza para discutir temas como saúde mental, liderança, bem-estar, qualidade de vida e os impactos da nova NR-01 nas organizações.

A ABRH-CE também realizou encontros nas regionais Norte e Cariri, em Sobral e Juazeiro do Norte, nos dias 14 e 16 de maio, para abordar a NR-01 para associados, além do Fórum RH360º, que vai acontecer no dia 22 de maio, promovido em parceria com o Ministério do Trabalho, ampliando o debate sobre riscos psicossociais, inovação, cultura organizacional e os desafios contemporâneos da gestão de pessoas.

O encerramento da programação acontecerá no dia 29 de maio, no Buffet Viriato Sul, com a realização do 4º Prêmio Ser Humano, considerado o Oscar do RH Cearense, uma das principais iniciativas de reconhecimento da área de gestão de pessoas no Ceará. A premiação valoriza projetos, práticas e profissionais que contribuem para o desenvolvimento humano e organizacional nas empresas e instituições.

Segundo a presidente da ABRH-CE, Kássia Sales, a proposta foi transformar o mês do profissional de RH em um período de mobilização, troca de experiências e fortalecimento da atuação do setor. “Mais do que celebrar uma data específica, buscamos promover um mês inteiro de reflexões, encontros e ações voltadas ao desenvolvimento dos profissionais de Recursos Humanos. O RH tem assumido um papel cada vez mais estratégico dentro das organizações, especialmente diante das mudanças nas relações de trabalho e das discussões sobre saúde mental, liderança e cultura organizacional”, afirma.

Somando todos os eventos, a expectativa da entidade é impactar cerca de 3 mil profissionais, consolidando a ABRH-CE como espaço de conexão, aprendizado e fortalecimento da gestão de pessoas no estado.

Sobre a ABRH-CE

A ABRH-CE é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e à valorização de pessoas e organizações. Sob a presidência de Kássia Sales (triênio 2025–2027), a associação promove eventos de relevância para o mercado, como o CearáRH e o Prêmio Ser Humano, e atua por meio das regionais Cariri, Norte e Metropolitana de Fortaleza.

Saúde mental no trabalho vai além do autocuidado, defendem especialistas durante Fórum Saúde RH

Saúde mental no trabalho vai além do autocuidado, defendem especialistas durante Fórum Saúde RH

Evento reuniu cerca de 800 participantes em Fortaleza para discutir liderança, saúde corporativa e os impactos do ambiente de trabalho no bem-estar das equipes

A relação entre saúde mental, ambiente corporativo e liderança esteve no centro dos debates da 6ª edição do Fórum Saúde RH, promovido pela ABRH-CE no Teatro RioMar Fortaleza. O evento reuniu cerca de 800 participantes para discutir os impactos das relações de trabalho no bem-estar e na produtividade das equipes.

Durante a programação, especialistas defenderam que o debate sobre saúde mental nas empresas precisa ir além das ações individuais de autocuidado e considerar fatores como cultura organizacional, comportamento das lideranças e relações humanas no ambiente corporativo. O médico e advogado Marcos Mendanha destacou que práticas como assédio, comunicação violenta e ausência de reconhecimento contribuem diretamente para o adoecimento mental. “O assédio adoece. Ambientes hostis afastam as pessoas umas das outras e aumentam os riscos de sofrimento psíquico”, afirmou.

Dados sobre os impactos do estresse no trabalho também foram apresentados durante o encontro. Segundo Jessica Gonzalez, líder de gestão de saúde do Wellz by Wellhub, 72% dos brasileiros relatam estresse no ambiente profissional e 67% afirmam que isso prejudica diariamente sua produtividade. A especialista ressaltou ainda a importância da atuação das lideranças e do RH na prevenção do adoecimento emocional.

A atualização da NR-1, que passa a reforçar a gestão de riscos psicossociais nas empresas a partir de 26 de maio, também esteve entre os principais temas debatidos. Especialistas defenderam que segurança psicológica, saúde mental e prevenção ao assédio precisam deixar de ser apenas discurso e passar a integrar práticas efetivas dentro das organizações.

Para a presidente da ABRH-CE, Kássia Sales, o crescimento do Fórum reflete a urgência do tema no ambiente corporativo. “As organizações têm buscado compreender cada vez mais como criar ambientes equilibrados, sustentáveis e produtivos. Discutir saúde deixou de ser benefício e virou pauta estratégica para as empresas e para os negócios”, destacou.

Evento ABRH-CE EA+ Encontro com o associado – edição do mês de março

Evento ABRH-CE EA+ Encontro com o associado - edição do mês de março

A ABRH Ceará promoveu, no dia 18 de março, no Auditório do RioMar Fortaleza, o evento “Unidos pelo respeito e pela dignidade: o papel das organizações na proteção da mulher”. O encontro marcou a assinatura de um importante termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e reuniu profissionais e gestores de Recursos Humanos para debater o combate à violência e o papel do ambiente corporativo na identificação e amparo às vítimas. Reforçando a responsabilidade social das organizações, a presidente da ABRH-CE, Kássia Sales, destacou o poder de transformação do setor: “Nós somos uma comunidade de profissionais de recursos humanos que mudamos a sociedade. Esses valores precisam transbordar de dentro da organização para as comunidades, e é uma forma da gente dizer que nós não toleramos a violência contra a mulher”.


A parceria firmada com o TJCE visa exatamente criar e implementar protocolos de prevenção e acolhimento direto nas empresas, facilitando o acesso célere das colaboradoras a medidas protetivas. A desembargadora Dra. Vanja Pontes, presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica, enfatizou que a proximidade diária torna os gestores peças-chave na observação de mudanças de comportamento de vítimas em sofrimento. “Quem identifica primeiro isso é o pessoal de RH. E havendo essa identificação, nós precisamos sim construir esse protocolo. Nós estamos precisando mudar as culturas da nossa sociedade, somos nós os agentes e as agentes de mudança”, ressaltou a magistrada.


Além do aspecto legal, o evento abordou a necessidade de proporcionar segurança emocional às mulheres para romper o ciclo de abusos estruturais, que muitas vezes resulta em subnotificações e isolamento no ambiente laboral. A delegada da Polícia Civil, Monique Teixeira, alertou que as empresas precisam ter coragem de enfrentar o problema sem focar apenas na produtividade e que o amparo inicial deve ser humanizado. “A primeira atenção dentro de contextos de crime e de violência contra a mulher é a psicológica. Eu preciso sim fortalecer essa mulher e fazer ela perceber que ela nunca foi e nunca será responsável por uma violência que ela sofreu. Ela foi e é apenas vítima”, explicou a delegada, lembrando que é indispensável que o RH ofereça esse primeiro suporte acolhedor.


Com essa iniciativa, a ABRH Ceará e seus parceiros deixam claro que o combate à violência de gênero exige um esforço coletivo e contínuo. Ao munir os profissionais de RH com conhecimento e ferramentas de acolhimento, espera-se que as empresas assumam o seu papel fundamental de agentes transformadores, garantindo espaços de trabalho cada vez mais seguros, acolhedores e promotores da dignidade para todas as mulheres.

ABRH-CE marca presença no Prêmio RioMar Mulher

ABRH-CE marca presença no Prêmio RioMar Mulher

A presidente da ABRH-CE, Kássia Sales, participou do Prêmio RioMar Mulher, evento que reconhece e celebra trajetórias inspiradoras de mulheres que se destacam em diferentes áreas e contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade.

Representando a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Ceará, Kássia destacou a importância da liderança feminina e do fortalecimento do protagonismo das mulheres nos ambientes profissionais, reforçando o papel da gestão de pessoas na construção de organizações mais humanas, diversas e inclusivas.

A presença da presidente da ABRH-CE no evento também reafirma o compromisso da entidade em incentivar iniciativas que valorizem o talento feminino, promovam a equidade e ampliem as oportunidades de desenvolvimento e liderança para as mulheres.

Para a ABRH-CE, momentos como esse reforçam a importância de reconhecer histórias inspiradoras e estimular práticas que contribuam para ambientes de trabalho cada vez mais justos, colaborativos e transformadores.

ABRH-CE apresenta a 12ª edição do CEARÁRH em almoço com a imprensa

ABRH-CE apresenta a 12ª edição do CEARÁRH em almoço com a imprensa

A ABRH Ceará promoveu, na sexta-feira (24/10), um almoço especial com a imprensa no restaurante Turrati, para a apresentação oficial da 12ª edição do CearáRH um dos maiores eventos de gestão de pessoas do Brasil.

O encontro foi conduzido pela presidente Kássia Sales , pelo vice-presidente Antenor Tenório e pela diretora Fabiana Paiva , que apresentaram as principais novidades, propósitos e temáticas que irão nortear o evento em 2025.

Em um ambiente marcado por parceria, entusiasmo e diálogo, o momento reafirmou o compromisso da ABRH-CE em promover conexões significativas e discussões inspiradoras voltadas ao desenvolvimento humano e organizacional no Ceará.

ABRH-CE realiza primeiro encontro de RH da Regional Norte em Sobral

ABRH-CE realiza primeiro encontro de RH da Regional Norte em Sobral

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) promoveu, no último dia 04 de outubro, o primeiro evento da ABRH Norte após a posse da nova diretoria, marcando o início das atividades do triênio 2025-2027 na região. O encontro, realizado em Sobral, reuniu profi ssionais de RH do município, com o objetivo de fortalecer a conexão da ABRH com os especialistas da Região Norte do Ceará.

Segundo Ana Magalhães, diretora de Integração e Expansão de Regionais, o evento foi essencial para apresentar o valor de se tornar um associado da ABRH. Na pauta, foram destacadas as oportunidades de networking, benchmark e troca de informações proporcionadas pela associação, que é reconhecida por sua organização e crescimento contínuo.

Além disso, Ana reforçou a importância de estar em um grupo coeso de profi ssionais, que oferece treinamentos presenciais e online. Um dos pontos altos foi a divulgação dos descontos exclusivos para associados no Ceará RH, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro.
O encontro também gerou uma importante aproximação com os RHs locais, promovendo uma interação produtiva. Na ocasião, a Inteligência Artifi cial também foi posta em discussão, levantando refl exões sobre o entrelaçamento entre o ser humano e as máquinas.

Solange Melo, Diretora da Regional Norte, aponta que “este encontro inaugural cumpre a intenção da ABRH-CE de levar informação e treinamento para a região. O planejamento para os próximos meses e para 2026 inclui a realização de mais encontros e a implementação do Conexão Norte, um evento maior que visa aproximar a região dos principais debates do Brasil e do Ceará”.

Treinão da ABRH Ceará marca o Setembro Amarelo

Treinão da ABRH Ceará marca o Setembro Amarelo

Em um gesto de apoio à saúde mental e ao movimento de prevenção ao suicídio, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE) realizou o “Treinão ABRH Ceará” no último dia 20 de setembro. O evento reuniu a diretoria da entidade, além de profissionais de RH e associados, na Beira Mar de Fortaleza, em uma manhã dedicada ao bem-estar, à prática de exercícios e à solidariedade.

Com a correalização da Straloo, o Treinão demonstrou o poder do movimento e da união de pessoas em prol de uma causa maior, uma vez que parte da renda foi destinada à instituição Nosso Lar – Saúde Mental, reforçando o compromisso social da ABRH-CE.

“Ver tantas pessoas reunidas no Treinão em apoio ao Setembro Amarelo e à instituição Nosso Lar é extremamente emocionante e inspirador. Somos gratos a todos os parceiros e participantes por acreditarem e fortalecerem essa causa tão importante. A união da nossa classe é a maior força para transformar a conscientização em atitude”, expressou Kássia Sales.

O CEARÁRH 2025 já está em alta!

O CEARÁRH 2025 já está em alta!

Dentro da programação do maior evento de RH do Norte e Nordeste, o CEARÁRH 2025, promovido pela ABRH-CE, chega com ainda mais força e visibilidade! 🌟

Vamos explorar juntos as conexões que transformam o ambiente corporativo com as tendências mais inovadoras da gestão de pessoas.
A repercussão já está na mídia! Portais como Gc mais, Isto Aê, Editorial Brasil e entre outros, já estão destacando esse momento imperdível para profissionais e empresas comprometidos com o futuro do trabalho.

📅 Data: 30 e 31 de Outubro | Local: Centro de Eventos do Ceará

🔗 Inscrições e matérias na bio!

O PSH 2025 está em alta!

O PSH 2025 está em alta!

A terceira edição do Prêmio Ser Humano está ganhando cada vez mais destaque e visibilidade na imprensa! ✨

Celebrando as práticas mais inovadoras e humanas na gestão de pessoas no Ceará, o PSH 2025 já é destaque em portais como Revista Acontece, Revista Nosso Meio, a Indico Mais e entre outros veículos importantes que estão repercutindo essa grande noite de reconhecimento e inspiração.

Um momento único para valorizar quem faz a diferença nas organizações e inspira um RH cada vez mais estratégico e transformador.

Acompanhe todas as matérias e reviva os melhores momentos link na bio!