ABRHCE

Qual o objetivo do
Prêmio Ser Humano?

Prêmio Ser Humano foi instituído em 1993 pela ABRH Brasil e se consolidou como um importante instrumento de valorização das melhores iniciativas em gestão de pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e de novos talentos. O Prêmio é concedido, anualmente, aos profissionais e às organizações do setor público e privado, cujas práticas inovadoras tenham alcançado significativos resultados quantitativos  e qualitativos e que possam ser consideradas uma referência no mercado.  A premiação busca valorizar os Cases que levaram em conta, sempre de forma equilibrada, os interesses das pessoas, organizações e sociedade, gerando resultados mensuráveis. A ABRH CE está realizando sua segunda edição em 2024 do Prêmio Ser Humano para o Ceará e conta com o seguinte time:

  • Presidente – Janete Bezerra
  • Vice-Presidente – Kassia Sales
  • Diretora do PSH ABRH Brasil – Andréa Barcellos
  • Coordenação do PSH ABRH CE – Érica Afonso

Confira os melhores momentos
Prêmio Ser Humano 2023

Cases vencedores da 1° edição
do Prêmio Ser Humano - 2023

Categoria Desenvolvimento

cerbras

EMPRESA

  • CERÂMICA BRASILEIRA CERBRAS LTDA

CASE

  • Crescer Cerbras: Um programa de carreira, ascensão funcional e reconhecimento do colaborador.
UNIMED

EMPRESA

  • UNIMED FORTALEZA SOCIEDADE COOPERATIVA MEDICA LTDA

CASE

  • Cortesia com Resultado: uma cultura de gente que cuida
NUTRILITE

EMPRESA

  • FAZENDA AMWAY NUTRILITE DO BRASIL LTDA

CASE

  • Universidade Nutrilite – Trilha liderar o caminho para Resultados Excelentes.

Categoria ESG

SMART-CITY
EMPRESA
  • PLANET SMART CITY
CASE
  • Academia de Vendas planet
JOVELINA
EMPRESA
  • JOVELINA MAGALHÃES RIBEIRO
CASE
  • Transforme em ação – A empregabilidade de pessoas Transgênero e Travesti na cidade de Sobral.
cerbras
EMPRESA
  • CERÂMICA BRASILEIRA CERBRAS LTDA
CASE
  • Alimentos na mesa: O resultado da parceria entre uma indútria e os colaboradores em prol da responsabilidade social.

Categoria Excelência Organizacional

aeris
EMPRESA
  • AERIS INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA GERACAO DE ENERGIA S.A
CASE
  • VISA – Valorizando Ideias e Sugestões na Aeris
NUTRILITE
EMPRESA
  • FAZENDA AMWAY NUTRILITE DO BRASIL LTDA
CASE
  • Projeto saúde mental Nutrilitev- Aqui nós cuidamos de pessoas. .
cerbras
EMPRESA
  • CERÂMICA BRASILEIRA CERBRAS LTDA
CASE
  • A saúde mental como estratégia para o negócio: case sobre a importância da assistência psicológica ao colaborador.

Categoria Profissional de Destaque

LUANA-FAÇANHA

PROFISSIONAL

  • LUANNA FAÇANHA RODRIGUES

CASE

  • Nossa Cultura da Cortesia com Resultado sustentada por uma gestão humanizada

Ebook dos cases vencedores

Conheça os Avaliadores da Última Edição

Adriana-de-Lima-Reis-Araújo

Adriana de Lima Reis Araújo

Graduada e mestra em Administração. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em Portugal.

Experiência Profissional

Tem experiência na área de Recursos Humanos onde trabalhou por 15 anos em empresa multinacional brasileira de mineração. Fez transição de carreira da indústria para docência universitária e trabalha como professora adjunta na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2015. É coordenadora do grupo de pesquisas Celebra. Realiza pesquisas na área de Administração e Educação com ênfase em Gestão de Pessoas, Carreiras, Metodologias de Aprendizagem e Tecnologias Digitais da Educação. Participou da ABRH-MA entre 2011 até 2022 como Diretora o Prêmio Ser Humano no Maranhão.
ALETEIA

Aletéia Patrícia Pessoa Lopes

Graduada em Assistencia Social. Pós-graduação em Gestão de RH e Gerontologia. Formação em Mentoring e Coaching Executivo.

Experiência Profissional

Primeira Consultora de Governança Familiar e formação de herdeiros e sucessores do Norte/Nordeste. Escritora e colunista sobre o tema Empresa Familiar. Tem 15 anos de experiência em Gestão de Pessoas, Gerontologia e Terapia Familar Sistêmica. Atualmente Diretora Excutiva da HerdArs Treinamento Ltda.
ANA-PAULA

Ana Paula Platt

Graduada em Administração de Empresas. Formação em Coaching Integrado pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e Mentoring pelo Instituto Holos. Especialista em Neurociência Aplicada ao Coaching pela Neuroleadership Group. Certificada em metodologia Disc–Etalent. Mestre em Administração de empresas com ênfase em planejamento estratégico e avaliação de desempenho.

Experiência Profissional

Experiência na condução de trabalhos de consultoria e desenvolvimento de lideranças em empresas de médio e grande porte. Professora de MBA em Gestão por Competências e Liderança. Formadora de Coaches pelo IPOG, Trainer licenciada pela Corporate Coach U para ministrar o The Coaching Clinic. Consultora em Gestão de Cultura Organizacional pela metodologia Barret Values Centre.
CHRISTIAN

Christian Aquino Avesque

Graduado em Psicologia. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza.

Experiência Profissional

Atualmente é coordenador do curso tecnológico em RH da CDL. Professor dos cursos de graduação da UNICHRISTUS e FACULDADE CDL e dos MBA´S e Especialização da UNICHRISTUS, FAP Juazeiro e FACULDADE CDL. Desenvolve projetos de consultoria/assessoria à Audizio Aquino Consultores Associados. Sócio proprietário da consultoria RESULT VAREJO. Publicou artigos científicos em eventos nacionais como COMUNICON da ESPM e olóquio de Moda e eventos internacionais como o SIEP CONSUMO da PUC.
CLEO

Cléo Falcão

Graduada em Psicologia (UFC). Pós graduação em Administração de Recursos Humanos (UFC). MBA em Gestão de Negócios (IBMEC). Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Formação em Mentoring (Erlich Pessoas e Organizações), Certificação em Filosofia de Gestão (Thutor – Marcio Fernandes). MBA em Psicologia Positiva (IPOG). Formação em Eneagrama (Flavia Vieira DH), Formação em Strengths Mentor. Happyness Mentor (Instituto Felicidade Agora é Ciência). Formação de Facilitadores em Meditação (IESH).

Experiência Profissional

Atualmente CEO da Cléo Falcão Psicologia e Desenvolvimento Humano.
EDGAR

Edgar Félix

Graduado em Administração. Pós graduação em consultoria empresarial e Especialista em docência do ensino superior.

Experiência Profissional

Experiência em recrutamento e seleção de pessoas, bem como desenvolvimento de talentos. Ampla experiência no setor educacional como professor, coordenador e gestor. Atualmente como CEO da Capacita+Empregos.
GLAUCIANA

Glauciana Gomes Soares

Doutora em Educação. Mestre em Economia e Gestão de RH. MBA Executivo em Finanças e Graduação em Administração de Empresas. APG -Midle (Amana Key).

Experiência Profissional

Possui 22 anos de experiência em gestão de pessoas. Atuou como Head HRBP do Grupo Energisa e no Grupo Edson Queiroz. Sólidos conhecimentos e vivência na implantação de Governança Corporativa de RH, estruturando e desenvolvendo o time de Business Partner. Co-autora do Livro Liderando Juntos editado pela Literare Books International.
LEONARDO

Leonardo Eugênio

Graduado em Gestão de Recursos Humanos. Pós graduado em Psicologia organizacional.

Experiência Profissional

Especialista em treinamento e desenvolvimento atuante na área há 15 anos. Aplicou treinamentos em mais de 6 países em 3 continentes, possui expertise em mercado luxo e marcas premium, sendo responsável por capacitar 1.000 lojas disseminando da cultura, técnica de vendas e excelência em atendimento. Hoje atua como Gerente nacional de treinamento do Grupo CRM (Kopenhagen e Brasil Cacau). Apaixonado por desenvolvimento humano e acredita que o caminho para a excelência de qualquer empresa é a educação.
LUANA

Luana Holanda Nepomuceno

Graduada em Administração (UFC). Especialista em Administração de Recursos Humanos (UFC). Mestra em Administração e Controladoria (UFC). Formação de Dirigentes – PDD (Dom Cabral), habilitação pela Academia de Consultores e é Master Player – metodologias ativas.

Experiência Profissional

Há 20 anos atuando na área de Gestão de Pessoas, possui expertise na implantação de RH com os processos de todos os subsistemas. Experiência em segmentos como indústria, saúde e distribuição. Atua na área de Gestão de Pessoas da Funsaúde, consultora organizacional e docente em cursos de graduação e pós-graduação.
LUCIANE

Luciane Albuquerque

Graduada em Adiminstração. Mestrado e Doutorado em Psicologia Social. Pós-doutorado em Ciências Comportamentais.

Experiência Profissional

Consultora Sênior na Brazilliant Consultoria. Professora e Coordenadora dos cursos de negócios da Faculdade Estácio Paraíba.
Marcelo-Nobrega

Marcelo de Freitas Nóbrega

Graduado e mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Columbia, em Nova York. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Negócios de Petróleo e Gás pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui formação para Conselhos do IBGC. Especialista em coaching de executivos, gestão da mudança e desenvolvimento organizacional e de lideranças.

Experiência Profissional

Consultor de Inovação e Tecnologia aplicada a Gestão de Pessoas na Falconi. Investidor anjo e conselheiro de HR Techs. Colunista e membro do board editorial da HSM Management. Professor do Mestrado da FGV-SP. Executivo com experiência em empresas dos setores financeiro, de petróleo e gás, bens de consumo, serviço de transporte aéreo e alimentício. Suas experiências profissionais incluem projetos de transformação de estratégia e cultura corporativa em empresas nacionais e multinacionais, tanto no Brasil, como na América Latina e nos EUA, no contexto de aquisições, fusões, spin-offs e startups. Autor e co-autor de diversos livros na área de gestão.
MARCELO-PIEROBON

Marcelo Pierobon

Graduação em Psicologia. MBA em Gestão de Pessoas.

Experiência Profissional

“Tem 30 anos de experiência nas áreas Gestão Geral, Comercial, Operações, Marketing, Trade Marketing, Qualidade Total, Recursos Humanos, Planejamento Estratégico e Logística, adquirida nas empresas Ambev, Modelez Internacional, Hard Rock Café, Souza Cruz, Cerejaria Kaiser, dentre outros. Atuação como CEO desde 2011 mais de 10 empresas de médio porte com faturamento anual entre R$100 milhões R$500 milhões. Implantação de Conselhos de Administração e Consultivos em pequenas e médias empresas. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de RH em uma Indústria de fabricação de sorvete.”
MARIA-ALDENORA

Maria Aldenora da Silva

Graduação em Administração (FANOR). MBA em Marketing(FGV). Mestre em Gestão Empresarial (UniFBV | Wyden). Mestre em Gestão de Negócios Turísticos (UECE).

Experiência Profissional

Experiência profissional como administradora atuando na Gerência de Recursos Humanos, Gerência de Logística e Informática. Foco na formação de equipes de alto desempenho e redefinição de processos para otimização das áreas de atuação.
MARIANA

Mariana Marguerito

Graduada em Pedagogia e Tecnologia da Informação. MBA Business Strategy.

Experiência Profissional

Executiva com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional, com foco em tecnologias e inovação para People com visão convergente entre desenvolvimento humano, transformação digital e negócios. Ao longo destes anos, criar cultura de aprendizagem em contextos organizacionais e acelerar o desenvolvimento de carreiras tem sido o propósito da sua jornada.
MARINA

Marina Nunes Galvão Sobral

“Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Teoria e Prática em Luto. Especialização em Economia.”

Experiência Profissional

“Trabalhou na área de gestão de pessoas no Grupo Funcional, Grupo Foco, GOL e Livraria Cultura.
Iniciou suas atividades no Great Place to Work em 2017, como consultora e posteriormente como Diretora Regional da unidade Rio de Janeiro e Espírito Santo. Atua como psicóloga clínica e palestrante com experiência em temas relacionados saúde mental, liderança, cultura e clima organizacional.
Atualmente atua como Head do Healthy Place to Work Brasil, empresa do ecossistema Great People, parceira estratégica do Great Place to Work Brasil.”

NATALIA

Natália Braga

Graduada em Pedagogia. Pós graduação em Gestão de Pessoas. Formação em Coach e Gestão da Mudança.

Experiência Profissional

Atualmente exerce o cargo de Coordenadora de RH no Grupo Edson Queiroz. Acumula 16 anos de experiência em empresas como GEQ, Telefônica Vivo, Natura/Avon, Brasil Foods e 3 Corações. Sua área de atuação é em Recursos Humanos, Desenvolvimento da Liderança e Professora Universitária.
NOEMI

Noemi Medeiros Sampaio

Graduada em Psicologia (Unifor). Especializada em Administração de Recursos Humanos (UFC) e Terapia Cognitiva Comportamental (Unichristus).Possui Formação em Orientação Profissional e de Carreira e Formação em TCC na Infância e Adolescência. Atualmente cursando a Formação em Terapia de Esquemas (Wainer).

Experiência Profissional

Atua na Psicologia Clínica e em processo de Orientação Profissional e de Carreira em suas diversas áreas. Experiência com mais de 24 anos na área de Recursos Humanos como gestora e consultora organizacional. É professora em diversas Instituições Cearense nas disciplinas de Psicologia e Recursos Humanos. Atualmente está como a Coordenadora do Curso de Psicologia na Faculdade CDL. Também é Coach pela SBC e Cóndor Blanc.
PATRICIA

Patricia Passos Sampaio

Psicóloga, mestre em Psicologia e Doutora em Saúde Coletiva. Sou cristã; tenho 59 anos; sou mãe do Guilherme Puskas e da Raquel Augusta e avó do Arthur Puskas e do Matthias Stuart.

Experiência Profissional

Há 32 anos atua como professora da graduação e pós graduação da Universidade de Fortaleza. Atua com Saúde do trabalhador através da escuta individual (Plantão Psicológico) e da escuta grupal através das Oficinas de Escuta. Além de ministrar palestras de saúde mental e qualidade de vida em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
SILVIA

Silvia Barbosa Diniz Gagliardi

“Formada na área da saúde, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU e Gestão em Recursos Humanos pela Fundação Dom Cabral, participou de programas estratégicos de gestão de pessoas, atuando com foco no business dos clientes atendidos, buscando o diferencial competitivo para a organização. “

Experiência Profissional

“Mais de 20 anos no segmento aéreo com oportunidades de trabalhar na Varig vivenciando o glamour da aviação comercial em todos os sentidos e, também, implementar e gerir o projeto da universidade corporativa da Azul Linhas Aéreas com o propósito de desenvolver treinamentos com excelência para encantar os clientes internos e externos. A vivência nos processos de aberturas de bases nacionais e internacionais e fusões entre empresas aéreas promoveu expertise na identificação das boas práticas, na unificação e desenvolvimento de times multidisciplinares sempre atrelados à cultura e valores da empresa. Atualmente, como executiva da AP Consultoria, visando promover nas organizações um sentimento de excelência tornando o produto/serviço inesquecível e de alta qualidade ao olhar do Cliente interno e externo””. Cada empresa é única e por isso personalizar o atendimento gera um resultado assertivo e diferenciado.”
SIMONE

Simone Farias Moura Cabral

Graduada em Psicologia. Mestre em Administração de Empresas.

Experiência Profissional

Consultora Organizacional; Professora de graduação e pós graduação; Estudiosa da área da Psicologia Positiva.
SONIA

Sonia Aparecida Machado Grasseschi

Psicóloga graduada pela Faculdade Metodista – SP. Pós graduação em Recursos Humanos com especializações nas áreas de Retail– Oklahoma / EUA e de Técnica e Dinâmicas de Grupos em treinamentos ao Ar livre (TEAL / Team Building).

Experiência Profissional

Analista em Mapeamento de Competências pelos Sistemas – EV@ e PI. Diretora da ABRH – AM de 2007 a 2015 / 2022 a 2024. Experiência de 25 anos como gestora de RH em empresas Nacionais e Multinacionais (São Paulo e Manaus). Sócia e Consultora da Singulari Consultoria.
SYLVIA

Sylvia Carolina Meneses de Santana Baptista

Graduada em Administração pela Universidade Tiradentes. Pós Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Finanças pela Universidade Federal da Bahia.

Experiência Profissional

Agente de Orientação Empresarial – Sebrae/SE. Consultora Empresarial Sebrae. Especialista BPO Financeiro. Consultoria Financeira e Mapeamento de Processos. Consultoria em Gestão de Pessoas. Gestora do Programa de Qualificação de Fornecedores – SENAI/BA. Instrutora na área de Gestão no Programa Jovem Aprendiz do SENAC/BA. Instrutora na área de Gestão no Programa Jovem Aprendiz Sescoop/SE. Avaliadora da Fundação Nacional da Qualidade. Participação nos prêmios MPE Brasil, PEX-SE e Mulher Empreendedora – Ciclos 2012, 2014, 2015, 2016.
THAMIRES

Thamires de Oliveira Sipionato

Graduação Gestão de Recursos Humanos. Especialista em treinamentos.

Experiência Profissional

Especialista em RH (como foco em treinamento) na Alares, empresa do segmento de telecomunicações. Com passagens em consultorias e empresas como Affero Lab, Thutor e Azul Linhas Aéreas Brasileiras, acumula mais de 12 anos de experiência em Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, sendo oito deles dedicados ao desenvolvimento de soluções educacionais para lideranças de diversos níveis. Leitora ávida e apaixonada por aprender e compartilhar.
VIRNA

Virna Sancho Nascimento

Graduação em Psicologia pela PUC – SP. MBA Executivo em Gestão Empresarial -Coppead/ UFRJ. Mestre em Psicologia – Unifor. Formação de Gestalt Terapia. Pós Graduação em Terapia Sistêmica de Casal e Família.

Experiência Profissional

“Exerceu por anos Psicologia Organizacional Nos últimos anos atua como Coordenadora de curso de Psicologia e professora universitária. “

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